Páscoa é uma época muito especial. Comemora-se a ressurreição de Jesus Cristo. O curioso é a maneira estranha e deliciosa em que se comemora. Analise conosco: o coelho, um ser mamífero, carrega consigo ovos que, na verdade, são de chocolate. É uma coisa de louco.
Tá certo… ovos são o símbolo da vida, coelho da fertilidade. Mas no fundo, no fundo, esse lance é só uma desculpa esfarrapada para comer chocolate sem limites!
No sul do país, existe um lugar onde a Páscoa toma conta de uma cidade inteira. Estamos falando de Pomerode, em Santa Catarina, considerada a cidade mais alemã do Brasil. Pra você ver o nível, as pessoas falam mais alemão no dia a dia do que português.
A tradição alemã (essa linda!!) trouxe a Osterfest, um evento de Páscoa com atividades para crianças, artesanatos e… tortas! Muitas tortas!! É pra botar qualquer diabético em coma.
Logo na entrada da cidade, é possível enxergar a maior árvore de Páscoa da América Latina. Sim, árvore de Páscoa! Ela é repleta de casquinhas de ovos coloridos do chão ao topo.
Mas como raios fomos parar em Pomerode? Em um passeio por Blumenau, esticamos até lá (apenas 30km de distância) quando soubemos que a cidade comemora a Osterfest como se fosse o Natal (casas enfeitadas, restaurantes e lojas com o tema, etc).
Em Pomerode fica a pequena fábrica da Nugali, onde os chocolates são feitos artesanalmente. E obviamente, eles tem ovos de Páscoa. Muitos ovos de Páscoa.
A cidade também guarda mais uma surpresa bem gorda: o café colonial Torten Paradies. Diga-se de passagem: lá foi o melhor salsichão e apfelstrudel que já comemos na vida! Você vai chorar por não ter dois estômagos. Ele é um restaurante a quilo, mas por um preço bem camarada.
Se um dia você estiver perto de Blumenau no mês da Páscoa, dê um pulo em Pomerode. Uma linda pequena cidade de 30 mil habitantes, com casas enfeitadas de coelhos e árvores de Páscoa em tudo que é lugar.